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Como a inteligência artificial é aplicada na medicina americana

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Dr. Matthew Hitchcock, médico de família em Chattanooga, Tennessee, possui um assistente de inteligência artificial. Ele registra as consultas de seus pacientes em seu smartphone e as resume para os planos de tratamento e faturamento. Ele faz algumas edições leves do que a IA produz e conclui sua documentação diária de visitas a pacientes em cerca de 20 minutos.

Dr. Hitchcock costumava passar até duas horas digitando essas notas médicas depois que seus quatro filhos iam para a cama. “Isso é coisa do passado”, disse ele. “É realmente incrível.”

A inteligência artificial do tipo ChatGPT está chegando à saúde, e a grande visão do que ela pode trazer é inspiradora. Os entusiastas preveem que cada médico terá um parceiro superinteligente, oferecendo sugestões para melhorar o cuidado com os pacientes.

Mas, inicialmente, virão aplicações mais mundanas da inteligência artificial. Um dos principais objetivos será aliviar o fardo esmagador da papelada digital que os médicos precisam produzir, digitando notas detalhadas nos registros médicos eletrônicos necessários para tratamento, faturamento e fins administrativos.

Por enquanto, a nova IA na área da saúde será menos um parceiro genial e mais um escrevente incansável.

Abridge, fundada em 2018, oferece uma solução automatizada para a sobrecarga clerical moderna na área da saúde, usando IA para gravar e gerar um resumo das consultas dos pacientes. Crédito… Audra Melton para o The New York Times

Desde líderes de importantes centros médicos até médicos de família, há otimismo de que a área da saúde se beneficiará dos últimos avanços na IA generativa – tecnologia que pode produzir desde poesia até programas de computador, muitas vezes com fluência humana.

Mas a medicina, enfatizam os médicos, não é um terreno amplo de experimentação. A tendência da IA de ocasionalmente criar fabricações, ou as chamadas alucinações, pode ser divertida, mas não no campo de alto risco da saúde.

Isso torna a IA generativa, segundo eles, muito diferente dos algoritmos de IA já aprovados pela Food and Drug Administration (FDA) para aplicações específicas, como a análise de imagens médicas em busca de aglomerados de células ou padrões sutis que sugerem a presença de câncer de pulmão ou mama. Os médicos também estão usando chatbots para se comunicarem de forma mais eficaz com alguns pacientes.

Médicos e pesquisadores médicos afirmam que a incerteza regulatória e as preocupações com a segurança do paciente e litígios retardarão a aceitação da IA generativa na área da saúde, especialmente em seu uso em diagnóstico e planos de tratamento.

“Ao que estamos, temos que escolher cuidadosamente nossos casos de uso”, disse o Dr. John Halamka, presidente da Mayo Clinic Platform, responsável pela adoção de inteligência artificial pelo sistema de saúde. “Reduzir a carga de documentação seria uma grande vitória por si só.”

Estudos recentes mostram que médicos e enfermeiros relatam altos níveis de exaustão, levando muitos a deixar a profissão. No topo da lista de reclamações, especialmente para médicos de atenção primária, está o tempo gasto na documentação dos prontuários eletrônicos de saúde. Esse trabalho muitas vezes se estende até a noite, uma atividade que os médicos chamam de “tempo de pijama”.

A IA generativa, dizem os especialistas, parece ser uma arma promissora para combater a crise de carga de trabalho dos médicos.

“Essa tecnologia está melhorando rapidamente em um momento em que a saúde precisa de ajuda”, disse o Dr. Adam Landman, diretor de informática do Mass General Brigham, que inclui o Massachusetts General Hospital e o Brigham and Women’s Hospital em Boston.

Há anos, os médicos têm usado diversos tipos de assistência à documentação, incluindo software de reconhecimento de fala e transcritores humanos. Mas a IA mais recente está fazendo muito mais: resumindo, organizando e marcando a conversa entre médico e paciente.

Empresas que desenvolvem esse tipo de tecnologia incluem Abridge, Ambience Healthcare, Augmedix, Nuance (parte da Microsoft) e Suki.

Dez médicos do Centro Médico da Universidade de Kansas têm usado um software de IA generativa nos últimos dois meses, disse o Dr. Gregory Ator, especialista em otorrinolaringologia e diretor médico de informática do centro. O centro médico planeja disponibilizar o software para seus 2.200 médicos eventualmente.

Mas o sistema de saúde do Kansas está evitando o uso da IA generativa em diagnósticos, preocupado que suas recomendações possam ser pouco confiáveis e que seu raciocínio não seja transparente. “Na medicina, não podemos tolerar alucinações”, disse o Dr. Ator. “E não gostamos de caixas-pretas.”

O Centro Médico da Universidade de Pittsburgh tem sido um campo de testes para a Abridge, uma startup liderada e co-fundada pelo Dr. Shivdev Rao, cardiologista praticante e ex-executivo do braço de investimentos do centro médico.

A Abridge foi fundada em 2018, quando surgiram os grandes modelos de linguagem, o motor tecnológico da IA generativa. A tecnologia, segundo o Dr. Rao, abriu uma porta para uma solução automatizada para a sobrecarga clerical na área da saúde, que ele via ao seu redor, inclusive para o próprio pai.

“Meu pai se aposentou cedo”, disse o Dr. Rao. “Ele simplesmente não conseguia digitar rápido o suficiente.”

Atualmente, o software da Abridge é usado por mais de 1.000 médicos no sistema médico da Universidade de Pittsburgh.

O uso do software de IA, segundo a Dra. Michelle Thompson, libertou duas horas de seu dia de trabalho e ajudou os pacientes a se envolverem mais em seu próprio cuidado. Crédito… Maddie McGarvey para o The New York Times

A Dra. Michelle Thompson, médica de família em Hermitage, Pensilvânia, especializada em cuidados de estilo de vida e integrativos, disse que o software liberou quase duas horas do seu dia. Agora, ela tem tempo para fazer uma aula de ioga ou para desfrutar de um jantar em família.

Outra vantagem foi melhorar a experiência da consulta para o paciente, disse a Dra. Thompson. Não há mais digitação, anotações ou outras distrações. Ela simplesmente pede permissão aos pacientes para gravar a conversa no celular.

“A IA me permitiu, como médica, estar 100% presente para meus pacientes”, disse ela.

A ferramenta de IA, acrescentou a Dra. Thompson, também ajudou os pacientes a se envolverem mais em seu próprio cuidado. Logo após a consulta, o paciente recebe um resumo acessível por meio do portal online do sistema médico da Universidade de Pittsburgh.

O software traduz qualquer terminologia médica em linguagem simples, com nível de leitura equivalente ao de uma criança da quarta série. Ele também fornece uma gravação da consulta com “momentos médicos” codificados por cores para medicamentos, procedimentos e diagnósticos. O paciente pode clicar em uma tag colorida e ouvir uma parte da conversa.

Estudos mostram que os pacientes esquecem até 80% do que os médicos e enfermeiros dizem durante as consultas. O resumo da consulta gerado pela IA e gravado, segundo a Dra. Thompson, é um recurso ao qual seus pacientes podem recorrer para se lembrar de tomar medicamentos, fazer exercícios ou agendar consultas de acompanhamento.

Após a consulta, os médicos recebem um resumo da nota clínica para revisar. Existem links de volta para a transcrição da conversa médico-paciente, para que o trabalho da IA possa ser verificado e confirmado. “Isso realmente me ajudou a construir confiança na IA”, disse a Dra. Thompson.

No Tennessee, o Dr. Hitchcock, que também usa o software da Abridge, leu os relatórios de que o ChatGPT obteve notas altas em testes médicos padrão e ouviu as previsões de que os médicos digitais melhorarão o atendimento e resolverão a escassez de profissionais.

O Dr. Hitchcock experimentou o ChatGPT e ficou impressionado. Mas ele nunca pensaria em carregar um prontuário do paciente no chatbot e pedir um diagnóstico, por razões legais, regulatórias e práticas. Por enquanto, ele está grato por ter suas noites livres, sem se envolver na tediosa documentação digital exigida pela indústria de saúde americana.

E ele não vê uma cura tecnológica para a escassez de profissionais de saúde. “A IA não vai resolver isso tão cedo”, disse o Dr. Hitchcock, que está procurando contratar outro médico para sua clínica com quatro médicos.

Fonte: https://www.nytimes.com/2023/06/26/technology/ai-health-care-documentation.html

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